quarta-feira, 25 de abril de 2007

'Recicle Seus Valores' quarta edição

p r o g r a m a ç ã o 2 0 0 7
de 2 a 7 de junho

Exposições
Mostra coletiva ‘Pense verde’
Trabalhos artísticos com características ecológicas como objetivo levar os visitantes a pensar no planeta. Convidados: Projeto Arte Ação Ambiental (Oficina de papel artístico artesanal - Eliane Carrapateira. Oficina de jogos, papel com grafite, Sonorizar), Janete Lorêdo de Sá, René Amaral, Alessandra Simplício, Moema Branquinho, Paulo Chaffin, Ricardo Pimenta (interferência 'pense verde' no poste).


'A arte sustentável' - exposição coletiva de artesanato social, permanentemente no Ponto Org. Novas participações no ‘Recicle seus Valores’.

Biologia Marinha da Famath: coleção zoológica, coleção anatômica, microscópio e lupa para observação de organismos, equipamentos oceanográficos, banners didáticos sobre biologia marinha (ecossistemas marinhos costeiros), painéis com trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Dia 2 sábado

9 às 14h - feirinha orgânica (produtos Vale das Palmeiras)
9h às 12h - café da manhã natural com laticínios orgânicos (Pães da Beth e Fazenda Vale das Palmeiras)

12h às 15h - almoço natural coordenação Alda Soares
15h - bate papo sobre reaproveitamento integral dos alimentos – Liza Guarino Guerreiro, Nutricionista pela faculdade Gama Filho, pós-graduada em Nutrição esportiva funcional pela CVPE.

16min30h às 18h - ‘A relação de consumo consciente e o bem estar animal’ - Adilson Gil - IBAMA.
19h30min - SARAU ecológico - Abriremos o Sarau com o tema: 'amor ao nosso planeta' (inspirada na "A Carta da Terra"), participação especial da poetisa e atriz Brita Brazil com seu personagem ‘Flora Nordestina a heroína que não aceita propina’. O Sarau musical literário ocorre todo primeiro sábado do mês no Ponto Org.

Dia 03 domingo temos o ‘EVENTO DE RUA’


9h às 12h - café da manhã natural com laticínios orgânicos (Pães da Beth e Fazenda Vale das Palmeiras)
12h às 15h – almoço natural coordenação Alda Soares
Promoções da MPB FM, sorteio de cestas de produtos orgânicos entre outras atividades. Simultaneamente o evento de rua com:


OFICNAS DOS GRUPOS DO ARTESANATO SOCIAL
Oficinas da manhã de 9h as 13h - Cartões ecológicos do Projeto Filhos da Terra CDDH - Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Arte em Jornal coordenação Ednelson Santos, Tecelagem Manual Cooperativa Nós da Trama, Cerâmicas Negras da Maré Ação Comunitária, mobiliário de pet coordenação Ângelo Santana. Atividade de educação ambiental: “Mar de lixo não tem peixe”, uma versão “ecológica” e educacional da velha brincadeira de criança “pescaria” - CEAN-IBG.

Oficinas da tarde de 13h as 17h - Papel Artístico artesanal coordenação Eliane Carrapateira - Projeto Arte Ação Ambiental, Máscaras de papel machê reutilizando papeis artesanais por René Amaral, bijuteria de papel revista pela Design Ana Lídia, Tranças e Tramas de Barra do Furado, entre outras. Participação especial da Brinquedoteca Lasalle Itinerante.

9h às 19h - Exposição de Artesanato Social - convidados: Associação Pestalozzi de Niterói com uma exposição de objetos de material reciclado feitos por jovens com deficiência do centro de profissionalização nas oficinas de artesanato; projeto Aprender para Viver Melhor da comunidade Phídias Távora-Pavuna, patrocinado pela FMC; CAPS / AD; Reciclin com o artesanato produzido com sucata e o grupo de artesãos do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania.

9h às 18h - 'Amamentar é um ato ecológico' pela Ong Manhã - Um espaço reservado para amamentação e cuidados com Bebês e Crianças ao longo de todo e evento com uma programação especial.

15hs - Exposição de materiais de caça e pesca apreendidos pelo Batalhão Florestal - BPFMA

15h às 17h - exibição de filmes: documentário ‘Expedição A’UWE - A Volta de Tsiwari’ - direção de Laine Milan e co-direção de Marcos Palmeira e 'Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas' do Greenpeace. 17h - bate papo sobre mitos indígenas e educação indígena com a Maria de Lourdes Ribeiro - Psicóloga graduada pela PUC-RJ, Mestre em Ecologia pelo EICOS-UFRJ e doutoranda em Antropologia Cultural pela UFRJ.

PALCO - apresentações
14h30min - “Palhaças bailarinas”
15h - grupo Sonorizar - Projeto Arte Ação Ambiental15h30 min - apresentações de dança - Camarim escola de Dança. 16h - musical “No Fundo da Maré” com Cia de Teatro Mary Villasboas - Um convite para interagir conscientemente e opinar sobre os problemas ambientais atuais.
17h - espetáculo teatral “Cidade Limpa” conscientiza e informa as crianças acerca dos perigos do lixo e dos deveres de cidadãos quanto à manutenção da cidade. Cia. de Teatro Máscaras
18h - apresentações: Orquestra Berimbau, Dança de Rua, Kina Mutemba - Ação Comunitária Brasil Rio de Janeiro.

Dia 04 segunda
16h - palestra: Aromaterapia e o desenvolvimento sustentável - Arnaldo V. Carvalho (Portal Verde).

17h - palestra: As Maravilhas das Florestas Brasileiras - Antony Karas do Refúgio Ecológico.
19h - exibição de curtas ambientais - (Cine club Cine) olho e vídeos científicos - vídeos sobre o Mundo Natural (Famath).

Dia 05 terça
10 às 21h - exposição do grupo de artesãos do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania.

17h - palestra: Educação Ambiental com Mônica Arruda - Mestre em ecologia social pela EICOS UFRJ doutoranda do IPPUR UFRJ
18h - apresentação das ações do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania - Antônio Oscar
19h - palestra: 'Nossa relação com os Resíduos Sólidos' - Tereza Cristina - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Dia 06 quarta - programação especial para as escolas
Oficinas e palestras para educadores
9 às 12h - oficinas: Arte em Jornal coordenação Ednelson Santos e mobiliário de pet coordenação Ângelo Santana.
14 às 17h - oficinas: Bijuterias com reaproveitamento de papel revista pela designer Ana Luz, Papel Artístico Artesanal - Projeto Arte Ação Ambiental, Máscaras de papel machê reutilizando papeis artesanais por René Amaral

Taxa de colaboração R$5,00
17h - palestra: Educação ambiental - Gustavo Borges (Projeto Grael)
18h - palestra: Águas da Amazônia - Rui Nogueira. Médico pesquisador, autor do livro: Água - A luta do século.
19h - bate papo com o tema água com Rui Nogueira e Gilberto Carlos Ferreira.

Dia 07 quinta – feriado - Corpus Christi
14h - palestra: Bicicletas como meio de transporte - Ong Transporte Ativo - A Associação TRANSPORTE ATIVO, é uma Organização da Sociedade Civil, voltada para qualidade de vida através da utilização dos Meios de Transporte Terrestre à Propulsão Humana nos Sistemas de Trânsito.
15h30min - palestra: O eco turismo como ferramenta para educação ambiental - Pedro Sávio
17h - exibição do filme Arte no Muro – atividade realizada pelos jovens do Projeto Arte Ação Ambiental movidos pela arte do grafite.
18h - encerramento com apresentação da oficina SONORIZAR também do Projeto Arte Ação
Ambiental

Cabe ressaltar que o evento não tem fins lucrativos.
As palestras, oficinas e workshops são gratuitos e abertos ao público.
Clique aqui é saiba mais sobre o projeto
Matéria do evento 2006 no site Ação Comunitária Brasil RJ


Quando: Dias 2 a 7 de junho de 2007
Onde: Ponto Org espaço cultural temático
Rua Ministro Otávio Kelly 231 Jardim Icaraí, Niterói-RJ
Tel: (21) 2611-6859
Taxa voluntária: R$5,00 ou uma lata de leite em pó para Casa Maria de Magdala.
Mais informações em nosso site www.pontoorg.com.br e contato@pontoorg.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?
Rio de Janeiro, 27 de Novembro de 2008

São nove anos... Ou melhor, 108 meses, 3.285 dias e 78.840 horas... Acreditando que o dia de hoje será melhor do que foi ontem... Eu sou Ricardo de Oliveira Pinheiro, no dia 06 de Junho de 1999, fui baleado e fiquei paraplégico. Sofri uma lesão na medula espinhal nível (T7/T8). — Solteiro, 38 anos, sem filhos; filho único de pais já falecidos.
Um breve relato: após 28 dias em coma acordo e uma certeza me vem logo à mente: fiquei paraplégico! Minhas pernas, essas, eram frias como o mármore! Observava meus pés, e notava que os dedos começavam a se dobrar, estavam começando a atrofiar. Usava fraldas e uma sonda para urinar. Alimentava-me através de sonda também. A cada dia, uma nova descoberta; e a cada descoberta, um fantasma novo... Na hora do banho viravam-me de um lado para o outro e ainda assim feridas abriam pelo corpo, sentia-me um boneco fantoche num teatro de horrores. — Aprendi rápido que ficar paraplégico é passar uma humilhação a cada dia. Não existe vida quase normal essa foi a maior lição.
Ergui minha cabeça olhei adiante e determinei que as situações extremas me levariam a superação.
Na mais longa de minhas três internações permaneci 5 anos, busquei respostas na literatura médica, autodidata, busco uma cura para paraplegia, e vislumbrei na clonagem terapêutica de células-tronco embrionárias cuja nomenclatura não ajuda, — o termo correto é: transferência nuclear de células somáticas, a única possibilidade de cura (entendam melhor o tema através do meu BLOG).
Sou cobaia para essa cirurgia revolucionária. Devido a meu perfil estou incluso nos critérios de elegibilidade. Não casualmente sou questionado quando digo que sou cobaia então respondo: ser cobaia numa cirurgia experimental é antes de tudo um exercício de doação para humanidade, minha contribuição; sendo eu o voluntário. — A dor é uma experiência individual, ela desperta sentimentos diferentes em pessoas diferentes! Assim como desperta conflitos éticos entre liberar ou não tal procedimento cirúrgico. Restringir ou liberar? Qual decisão corresponde à verdade numa decisão tão importante.
Devo lembrar que: em nome da verdade, a raça humana cometeu crimes. Pessoas foram queimadas, civilizações inteiras foram destruídas. Os que procuravam um caminho diferente eram marginalizados. Um deles, em nome da verdade, foi crucificado! Mas deixou uma lição: a verdade não é aquilo que nos dá certezas. Não é o que nos faz melhores do que os outros. Não é o que nos mantém na prisão dos preconceitos. A verdade é o que nos faz livres. “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” — disse Ele!
Eu sou humano e anseio por uma vida normal. — Sonho em desfrutar dos prazeres da vida em toda sua plenitude, sem ilusões nem fantasias. Quero sentir novamente as ondas quebrarem em minhas pernas, caminhar na areia e sentir sua quentura sob meus pés; isto sim é vencer de fato. Cadeira de rodas em casos semelhantes ao meu é uma prisão perpétua para condenados inocentes.
Venho reescrevendo minha trajetória de vida sem temores. Meu livre arbitrio delineia meu destino conforme minhas decisões. Minha força de vontade provém duma fé imorredoura.
Uma cirurgia experimental e promissora (a cura) vem sendo desenvolvida num país cuja legislação vigente é favorável, fui selecionado, mas por motivos éticos não posso divulgar amplamente. Porém, coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.
Necessito do seu apoio: contribuições financeiras de qualquer valor para concretização deste meu projeto, tão amplo e grandioso em seu significado!

OBRIGADO.
Ricardo de Oliveira Pinheiro
E-mail: ricardodiricardo@gmail.com
BLOG— http://ricardodiricardo.zip.net (palavra chave: Coração de Leão)


Banco Itaú
Agência 0272 — Conta Poupança: 73462-5/500 — RJ
Transferência entre bancos diferentes? — Código do Banco Itaú: 341
Tel: (21) 8304-3451